Events
Notícias

Notícias

read more...

Calendarização

Está a decorrer, atualmente, a recolha da informação da 6ª vaga do SHARE (2ª vaga em Portugal) depois de ter sido realizado um inquérito piloto, em Fevereiro de 2014, e um pré-teste, em Junho 2014. A recolha da vaga 6 teve início em Fevereiro e estará concluída em Setembro de 2015.

Primeira Vaga (2004-2005)

Onze países participaram na primeira recolha de dados do SHARE que teve lugar em 2004 e 2005. Estes países eram representativos das diferentes zonas da Europa:

  • Escandinávia (Dinamarca e Suécia)
  • Europa Central (Áustria, França, Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda)
  • Europa do Sul (Espanha, Itália e Grécia)

Nota: Israel adere ao projecto entre a primeira e a segunda vagas, procedendo à recolha de dados entre 2005 e 2006.

Segunda Vaga (2006-2007)

No segundo momento de recolha de dados outros três países da União Europeia juntam-se ao SHARE: a Polónia, a República Checa e a Irlanda. Com esta segunda etapa, o projecto adquire uma dimensão longitudinal. Procede-se a nova recolha de informação sobre os indivíduos da amostra que já tinham participado na primeira vaga do SHARE. Acrescentam-se ainda novos indivíduos, correspondentes a novas gerações de pessoas que entre 2005 e 2006 atingiram os 50 anos.

Terceira Vaga (2008 e 2009)

Esta vaga ficou marcada pela introdução de um novo questionário (SHARELIFE) que recolheu histórias de vida dos indivíduos da amostra do SHARE.

Quarta Vaga(2010 e 2011)

Para além de informações também recolhidas na primeira e segunda vaga do SHARE, foram recolhidos dados sobre as redes sociais dos indivíduos de 50 anos e mais. Trata-se da primeira vaga do inquérito em Portugal.

Quinta Vaga (2012 e 2013)

A 5ª vaga do SHARE inclui questões adicionais que visam apurar as consequências da crise europeia nas condições de vida da população de 50 e mais anos. De assinalar ainda a integração do Luxemburgo no consórcio SHARE. Por problemas de ordem financeira, Portugal apenas participou marginalmente nesta vaga do SHARE.

Sexta Vaga (2014 e 2015)

Na 6ª vaga é retomada a recolha de informação sobre as redes familiares e sociais dos indivíduos de 50 e mais anos, com o objetivo de compreender as alterações registadas a este nível durante o processo de envelhecimento. Relativamente à dimensão da saúde, será dado um passo importante com a recolha de amostras sanguíneas (por picada no dedo) que permitirão complementar os indicadores objetivos de saúde. Contudo, este módulo não é aplicado em Portugal. A Croácia participa pela primeira vez no estudo SHARE.